7 tipos de inteligência

Você sabia que os humanos possuem 7 tipos de inteligência? Um estudo na década de 1980 de
psicólogo chamado Howard Gardner concluiu em seus estudos que haviam 7 tipos de inteligência. Continue lendo...

7 tipos de inteligência

Você sabia que os humanos possuem 7 tipos de inteligência? Um estudo na década de 1980 de psicólogo chamado Howard Gardner concluiu em seus estudos que haviam 7 tipos de inteligência. Nos quais foram denominados como: linguístico, lógico-matemático, intrapessoal, interpessoal, corporal sinestésico, espacial e musical. Essa descoberta foi chamada de A Teoria das Inteligências Múltiplas. E isso é o que nos torna as pessoas únicas e com diferentes características, pois nem sempre possuímos a mesmas característica que a pessoa próxima. No início do século XX foi criado por Alfred Binet, Victori Henri e Théodore Simon, os testes de QI (Quoeficiente de Inteligência) para determinar o nível de inteligência das crianças em fase escolar. Porém, com a Teoria das Inteligências Múltiplas se disseminou, os testes de QI tem perdido cada vez mais espaço nas escolas. Neste post vamos conhecer um pouco dos 7 tipos de inteligência.

Inteligência Linguística

A capacidade de expressão através da palavra, seja ela escrita ou falada. Acredita-se que é o tipo mais comum. As pessoas que possuem este tipo de inteligência tendem a ser bons comunicadores e terem facilidade em aprender outras línguas. Alguns profissionais que conhecemos apresentam este tipo de inteligência tais como: Advogados, oradores, jornalistas, poetas e professores.

Inteligência Lógico-Matemático

Caracteriza-se pela habilidade em desenvolver raciocínios dedutivos, com foco no pensamento racional lógico e cálculos matemáticos. Presente principalmente em pessoas interessadas nas ciências exatas, como cientistas, matemáticos e engenheiros. Quem tem esta capacidade bem desenvolvida costuma ter uma mente mais metódica e gostar de resolver problemas de aritmética e de lógica. Podendo seguir sua carreira na área de Engenharia, matemática e contabilidade.

Inteligência Intrapessoal

É considerado o tipo mais raro entre os modelos da teoria de Gardner. A habilidade de conhecer a si mesmo é a principal característica deste tipo de inteligência. Quem consegue identificar bem as suas qualidades, defeitos, vontades e, acima de tudo, sabe utilizar este conhecimento para direcionar sua própria vida. As pessoas dotadas desta habilidade possuem autocontrole e são auto motivadas. Pessoas com essas habilidades podem seguir sua carreira na área de líder espiritual, coaches e psicólogos.

Inteligência Interpessoal

Aqui a habilidade é ter talento e facilidade em lidar com outras pessoas, sendo eficaz na comunicação verbal e não verbal. Saber identificar as vontades e as intenções dos que o cercam, tendo a sensibilidade de perceber os temperamentos e sentimentos das pessoas. Ela nada mais é do que a capacidade de identificar e analisar os próprios sentimentos e o dos outros. Esta habilidade está presente em políticos, professores, coaches e psicólogos. O termo Inteligência Emocional é mais conhecido pelos estudos publicados por Daniel Goleman. Alguns estudiosos consideram que a Inteligência emocional é uma combinação das Inteligências intrapessoal e interpessoal da Teoria das Inteligências Múltiplas.

Inteligência Corporal-sinestésica

Traduz-se no talento de coordenar o corpo com a mente, sendo capaz de controlar os movimentos com maior precisão. Envolve a habilidade de movimentar o próprio corpo ou de manipular objetos e está ligada ainda a um bom senso de ritmo. É predominante em atletas, artesãos, bailarinos e cirurgiões. Inteligência Espacial Caracterizada pela percepção aguçada do mundo visual, sendo capaz de enxergá-lo em três dimensões e manipular imagens. Quem possui esta forma de inteligência apresenta habilidades gráficas, de desenho e uma imaginação bastante fértil. Essas habilidades são perceptíveis em arquitetos, designers, artistas plásticos, marinheiros e cartógrafos.

Inteligência Musical

A inteligência musical está na habilidade de saber distinguir o ritmo, o timbre e o tom, sendo capaz de refletir sobre a música, mas também de reproduzi-la e criar novas composições. Normalmente está relacionada com outros tipos de inteligência, como a linguística ou corporal-cinestésica. É predominante em músicos e compositores.

Inteligência Naturalista

Foi o último tipo de inteligência a ser incluído na Teoria das Inteligências Múltiplas. Nesta habilidade, o talento está para a compreensão dos elementos e fenômenos da natureza. Pessoas com facilidade em identificar e classificar vegetais, animais, formações rochosas e todos os componentes do meio ambiente. É predominante em biólogos e agrônomos, mas também em chefs de cozinha.

Inteligência Existencial

A habilidade de refletir sobre a existência humana e as questões fundamentais sobre o propósito do ser humano na Terra. Apesar de ser considerada por muitas pessoas como uma habilidade primordial, a inteligência existencial não está incluída na Teoria das Inteligências Múltiplas. Gardner (2001) afirma que “o fenômeno é suficientemente desconcertante e a distância das outras inteligências suficientemente grande para ditar prudência – pelo menos por ora”. Filósofos e líderes espirituais são dotados deste talento.

Posts Relacionados

Iniciar conversa
Olá, podemos te ajudar?
Olá, podemos te ajudar?
Powered by