Chefe x Líder

Já parou para pensar se existe alguma diferença entre chefe e líder? Ela existe sim! É comum haver confusão entre os dois, às vezes, por falta de experiência ou conhecimento. Mas o fato é que um líder pode ser um chefe, mas um chefe não pode ser um líder. E neste artigo vamos te mostrar quais são as principais características se distinguem entre uma e outra. Continue lendo...

Características de um chefe

Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros. Costuma colocar a si em primeiro lugar, sem pensar num coletivo e assumindo uma postura egoísta. Enxerga seus colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz, sem pensar no bem-estar coletivo. Fiscaliza as funções dos funcionários e pouco motiva-os quando algo não está indo muito bem, quando não desmoralizando seus colaboradores. O chefe constantemente joga a responsabilidade em cima de sua equipe, quando algo não dá certo, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado. O excesso de autoridade exercida por alguns chefes faz com que a equipe se sinta afundada, sem oportunidades para crescer profissionalmente ou para desenvolver habilidades importantes. Com o sentimento de pressão do chefe, pode afetar até mesmo a saúde mental e psicológica dos funcionários. Atitudes desse perfil de chefia pode não só prejudicar a imagem da empresa, mas interferir na hora dos resultados de fechar parcerias com aliados e clientes.

Características de um líder

Conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que deve seguir e, mais importante, não coloca a si em primeiro lugar, pois sabe que é necessário um coletivo para evoluir. O líder busca, não só resultados, mas a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançá-los, já que ele não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida. O líder não costuma dizer que tem subordinados, e sim uma equipe, ou um time. tá sempre disposto a ouvir, ajudar, aconselhar, corre por tudo e por todo mundo. O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos erros e divide a glória pelos acertos. Sabe ouvir e dar feedback, orienta dando motivação e ajudando os funcionários a valorizar suas melhores qualidades. Quando falamos de um líder em uma empresa, falamos de uma pessoa ousada, comunicativa. Falamos de um colaborador que pode também ser criativo e até mesmo admirado por seus colegas. Outra característica comum de líderes é ter o pensamento e visão sistêmicos. Assim, essas são algumas características que diferenciam um chefe de um líder.

Como aliar a chefia com a liderança

Como foi mencionado acima, a liderança é uma habilidade nata em muitas pessoas. Mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Para chefes, gestores e diretores, é fundamental. Por isso, se faz necessário ter chefes que lideram, que seja verdadeiros líderes. A diferença entre chefe e líder não se restringe à gestão do ambiente de trabalho, pois também engloba as relações interpessoais, a satisfação profissional de cada indivíduo e a mobilização geral em prol de se desenvolverem e, com isso, conquistarem, cada vez mais, bons resultados.

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