Endomarketing e Teletrabalho

Endomarketing e Teletrabalho

Por Aline Maciel – Consultora de RH na DNA Recursos Humanos

Trabalho em Home Office

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Na metade de março deste ano as empresas se viram obrigadas a repensar a forma como vinham atuando, principalmente para preservar a saúde de seus colaboradores. Foi necessário se reinventar e rápido, pois o novo coronavírus estava chegando com força ao Brasil. Algumas empresas já conheciam o teletrabalho e já utilizavam esse modelo com partes de suas equipes, entretanto, a grande maioria das empresas não estava preparada com práticas estruturadas e orientações sobre esse novo jeito de trabalhar.

A comunicação com os funcionários passou a ser item essencial para as empresas. Tanto nos quesitos legais do teletrabalho, quanto do momento que estamos vivendo, pois, afinal, estamos no meio de uma pandemia mundial.

Agora, passados quase três meses desde o início do teletrabalho “forçado”, inúmeras empresas já reavaliaram e estão dispostas a implantar, de fato, este modelo que têm se mostrado eficiente a muitas organizações. Contudo, para que o teletrabalho possa se perpetuar nas empresas, há necessidade de um planejamento de como essa transição se dará e como irá funcionar para que atinja todos os públicos necessários.

Algumas práticas deverão ser reestruturadas, como os modelos de contrato de trabalho, criação de manual do teletrabalho e o planejamento de endomarketing da empresa, por exemplo. Mas, como conciliar o teletrabalho e o endomarketing? Bom, algumas perguntas precisam ser feitas para que o setor responsável por este projeto possa se replanejar.

Em primeiro lugar é necessário compreender a cultura e o novo contexto da organização; como está o clima entre os funcionários; se houve muitos desligamentos nesse período; enfim, entender esse novo momento é essencial para que se possa planejar as novas ações de endomarketing.

Ao passo que essas e outras questões vão sendo respondidas, é preciso ampliar o olhar para que em todas as ações que serão planejadas a empresa consiga atingir todos os colaboradores. Se o email não funciona para todos, por exemplo, será necessário reavaliar a forma como as principais comunicações e ações serão realizadas. Há inúmeras empresas que utilizam plataformas semelhantes a redes sociais, como o yammer da Microsoft, pois são simples e é possível mapear o engajamento dos colaboradores. A forma como isso será feito é muito particular de cada empresa, mas o que não pode faltar é a essência do endomarketing.

A criatividade ganhará grande parte do planejamento do setor. Com a tecnologia é possível criar muitas situações que, até então, não pensaríamos em realizar, como um happy hour virtual da empresa, por exemplo. É possível realizar reuniões, eventos, dinâmicas, gincanas tudo virtualmente. Mas lembre-se qual o proposito dessas ações?

Isto não quer dizer que vamos sair realizando mil encontros virtuais. Deve haver uma proposta por trás destes encontros, caso contrário, o interessa das pessoas vai acabando e o engajamento e participação irão por água abaixo, além do objetivo da empresa não ser atingido.

A verdade é que há muito espaço para trabalhar o endomarketing dentro desse novo modelo em que as empresas passarão a adotar daqui para a frente e ter uma pessoa capacitada para reorganizar todas essas situações e pensar na melhor proposta que relacione as ações com a cultura empresarial é fundamental para que se tenha sucesso nesse novo jeito de trabalhar. Há consultorias especializadas que auxiliam no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação do plano do endomarketing caso essa expertise não esteja dentro do quadro de colaboradores.

Diante desse novo cenário, te convido a realizar uma reflexão: Como está o plano de endomarketing da sua empresa? Ele consegue chegar a todos os funcionários? Está alinhado com a cultura e nesse novo contexto?

Espero que tenha sido útil e que muitos bons frutos sejam colhidos desse novo jeito de trabalhar e fazer endomarketing.

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